Ver Comentários :: Deixar Comentário
NÂO BASTAR COMPRAR!
Hoje em dia a casa própria tem se tornado o grande sonho de milhares de brasileiros pais a fora. Mas, não basta querer comprar, é antes de tudo, necessário que se avalie os riscos de uma aquisição de um imóvel antes de serem tomadas algumas precauções, dentre elas, destacamos: 1) investigar o histórico de quem esta vendendo; 2) buscar no Cartório de Registro de Imóveis, para ter certeza de que o imóvel está registrado ou, averbado a incorporação ( condomínio ou se o loteamento esta registrado), 3) tirar infromações na Prefeitura local, para saber se a obra esta licenciada, se possui alvará de construção, 4) verificar se a construtora está capacitada a executar as obras dentro dos prazos estabelecidos contratualmente.
No sistema cooperativista, essas regras não ão diferentes, alías há riscos ainda maiores, pois a inadimplência de alguns, acaba por dificultar o sucesso do empreendimento. Ora, as Cooperativas não visam lucros , dai ser fundamental que tudo seja dividido proporcionalmente entre os participantes, desde a compra do terreno, dos projetos, encargos e taxas municipais, da mesma forma, todo o custo da obra deve ser partiado, de modo que todos paguem o mesmo valor, nos mesmos prazos e mesmas condições.
E havendo desistência de cooperado, este terá seu dinheiro devolvido, logicamente, desde que esta devolução se opere sem trazer riscos ao grupo, então é ordeiramente que se devolva tão somente quando da conclusão de cada etapa do projeto, e quando se formalizar a susbstituição do socio retirante, ou seja, a vaga do cooperado desistente seja preenchida.
Nessas condições, a aquisição de imóveis pelo sistema cooperativo, que pese os riscos ainda se revela uma grande e execelente oportunidade para quem não tem outras alternativas e indisponibilidade de recursos, para dar uma boa entrada na compra de um imóvel, ou ainda, de submeter-se aos longos anos de financiamento oferecidos pelo SFH.
(por: Valdo de Oliveira Farias - diretor presidente da COOPERMESP)